Histórico

O Athos Núcleo Artístico é uma empresa artística-cultural cujo objetivo é fomentar a arte através de diversos segmentos, que visa um trabalho de pesquisa e investigação dentro de linhas e linguagens corporais diferenciadas. Um veículo de manifestações artísticas, desenvolvendo uma proposta própria e diversificada, não se fixando a um único formato artístico. De caráter profissional e independente, o núcleo organiza suas pesquisas através da experimentação e criação de espetáculos.

Suas produções são adaptáveis aos mais diversos tipos de espaços com intenção de formar novas platéias, buscando um público capaz de apreciar as inovações propostas em cena, seus espetáculos: ‘Instalações de Corpos’, ‘in-TRADUZA’, ‘Um falso e Remoto Controle’, ‘Narciso de Andrade: o poeta’, foram premiados em vários festivais e mostras de dança. Trabalhamos com espetáculos pensados não apenas para o palco italiano e sim, principalmente com produções que dialoguem com o espaço urbano, intervenções de rua e apresentações em locais inusitados, sempre travando um diálogo do público com a dança contemporânea.

Celebramos o hibridismo, a mistura, a transformação que vem de novas e inesperadas combinações de dança contemporânea com a mescla das seguintes linguagens: teatro, performance, música e poesia em locais alternativos, de forma a atingir diretamente a sensibilidade da platéia, oferecido em partículas para que cada espectador forme o seu todo. A platéia é convidada a ocupar uma participação ativa (tornando-se co-criadora), e receptiva a fim de vivenciar todas as sensações oferecidas. Os espetáculos do grupo retratam com dinamismo coreográfico, diferentes exposições corporais e improvisações em tempo real com os riscos que as propostas incluem, trabalhamos sempre o contato direto e sinestésico com a platéia tirando-a do lugar comum do espectador passivo.

Recém chegada a Santos, a bailarina e coreógrafa Míriam Carbonaro, com o apoio da Secretaria de Cultura da Cidade, funda em 16 de março de 2002, o Grupo Oficial da Escola Livre de Dança. Formado por alunos da própria Escola Livre de Dança o grupo, de caráter competitivo, tinha como principal objetivo participar de festivais nacionais de dança. Após ser premiado em diversos festivais nas categorias jazz, estilo livre e contemporâneo o grupo passa a buscar novos desafios. Em 10 de julho de 2004, o grupo sobe ao posto de Cia. e passa a chamar-se Atrium Cia de Dança. Com uma proposta profissionalizante, a Cia deixa de lado os festivais competitivos e passa a dedicar-se a criação de seu primeiro espetáculo. Neste mesmo ano a Cia estréia sua primeira obra, Instalações de Corpos.

Obtendo grande sucesso com a mesma, a companhia torna-se uma referência da dança santista, sendo convidada a participar de eventos importantes da região. No ano de 2006 a companhia faz seus últimos trabalhos como Atrium Cia de Dança, entre os quais se incluem uma temporada na Oficina Cultural Regional Pagu, onde colocou em cartaz quatro espetáculos dentro da temática “O Corpo Santista na Dança“; além de representar a região na fase final do Mapa Cultural Paulista por 3 anos, ficando entre os 5 primeiros colocados entre 157 cias de dança do estado de São Paulo. No ano de 2007, a companhia desvincula-se da Secretaria Municipal de Cultura e passa a trilhar um caminho independente, recebendo o nome de ATHOS NÚCLEO ARTÍSTICO.

Deixe um comentário